Maio Laranja: CRA adere campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

03/05/2024 17:09:00 - Jornalista: Joice Trindade

O Centro de Referência do Adolescente (CRA) de Macaé aderiu à campanha Maio Laranja, cuja intenção é conscientizar, orientar, sensibilizar e educar para a prevenção e o combate da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. A campanha foi instituída pela Lei 14.432/2022 e em Macaé o CRA irá realizar uma extensa programação interna de divulgação do Maio Laranja para alertar aos usuários a importância da luta contra violência sexual contra crianças e adolescentes. Nesta sexta-feira (3) foi iniciado um trabalho específico com os adolescentes intitulado "Sexta tem, hein". A programação abrange uma oficina de teatro que visa à criação de peça que será apresentada no final do mês para os usuários que frequentam o CRA.

De acordo com a coordenadora Monique Gouveia, este ano, serão realizadas ações educativas nos grupos desenvolvidos às segundas e sextas-feiras com adolescentes. Já às quintas e sextas-feiras, as atividades serão ministradas com gestantes. “A ação envolve troca de informações sobre como surgiu a campanha, a instituição do dia 18 de maio como dia de luta. Além disso, também haverá práticas reflexivas e lúdicas como oficina de teatro, confecção de cartazes e rodas de conversa com os participantes”, destaca.

Além desta ação, o CRA também irá realizar a divulgação de folder para a prevenção de violência sexual , que será veiculado para a população pelas redes sociais. “Este material foi elaborado através da parceria institucional do CRA com o curso de Serviço Social do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Rio das Ostras “, ressalta.

Vale lembrar, que as atividades junto aos grupos de adolescentes acontecem às segundas e sextas às 14h , já com os gestantes às quintas 9h e sextas às 14h.“É importante que toda sociedade caminhe junto na proteção de nossas crianças e adolescente contra o abuso sexual e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Crianças e adolescentes são prioridades absolutas .Chega de violência “, pontuou Monique.

Dia 18 de maio - O marco da campanha Maio Laranja se dá em 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, em memória da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, vítima de um crime sexual em maio de 1973, aos 8 anos de idade.

Campanha Maio Laranja

A Lei N.14.432/2022, que instituiu a campanha Maio Laranja em todo o território nacional, prevê atividades para conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, tais como iluminação dos prédios públicos com luzes de cor laranja, promoção de palestras, eventos e atividades educativas, veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, folders e outros materiais sobre o tema.

Denuncie: Vale lembrar, que em 2023, o Disque 100 (canal específico) recebeu 31.252 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Com o objetivo de interromper e prevenir esse problema, o TJDFT aposta na divulgação educativa para conscientizar e mobilizar a sociedade em geral, a rede de proteção e as famílias em prol do combate a esse tipo de violência.