Dia do Enfermeiro será lembrado em Macaé

08/05/2024 17:19:00 - Jornalista: Joice Trindade

Semana da Enfermagem terá programação no próximo dia 15

Em comemoração ao Dia do Enfermeiro no próximo domingo, 12 de maio, será realizada no dia 15 (quarta-feira) a programação alusiva à Semana da Enfermagem. O evento vai acontecer no Paço Municipal da Prefeitura, das 8h às 17h. Podem participar profissionais de Enfermagem da rede de saúde pública. A programação é promovida pela Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenação Geral de Enfermagem.

O tema da Semana desse ano é "Cuidando de quem cuida". O objetivo principal é promover incentivo, reconhecimento e motivação aos participantes. Segundo a comissão organizadora, o tema e palestrantes foram pensados com muito compromisso e com intuito de levar momentos de reflexão e descontração. Para isso serão realizadas palestras diversas sobre assuntos como saúde mental, musicoterapia, além de dinâmicas motivacionais.

A programação contará com a participação do professor doutor Paulo de Tarso, responsável pela dinâmica com musicoterapia; da consultora Aline Kilson, que vai ministrar a palestra de auto conhecimento; da enfermeira Érika Nogueira Mota, que vai abordar o tema "Cuidando de si, para cuidar do outro"; e do doutor Fernando Rodrigues Ribeiro, que vai tratar do assunto "Síndrome de Burnout". A expectativa é reforçar o papel da enfermagem como interface entre as áreas da saúde, integrando todas as esferas do SUS, além de trazer à reflexão a profissão.

A Coordenadora Geral de Enfermagem, Renata Viana, pontuou que a Semana de Enfermagem é muito significativa. "A proposta é destacar a importância do acolhimento e valorização aos profissionais de enfermagem, que tanto contribuem para o cuidado com o paciente", salienta.

Dia do Enfermeiro ou Internacional da Enfermagem

Também conhecido como Dia Internacional dos Enfermeiros ou Dia do Enfermeiro, esta data homenageia o trabalho e contributo dos enfermeiros e enfermeiras para a proteção da saúde. O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a "mãe" da enfermagem moderna.

O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, instituída pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto no 2.956, de 10 de agosto de 1938. É comum a celebração da Semana da Enfermagem entre os dias 12 a 20 de maio.