Encontro une Cemaias e Conselho Tutelar para ampliar rede de proteção da criança e do adolescente

15/10/2024 16:19:00 - Jornalista: Raphael Bózeo

Foto: Raphael Bózeo

A iniciativa é um passo importante do curso de Educação Permanente

Na última terça-feira (8), os Conselheiros Tutelares e as coordenações e equipes técnicas dos Centros Municipais de Atenção à Infância e à Adolescência (Cemaias) realizaram um encontro no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, com o objetivo de ampliar e fortalecer a rede de proteção da criança e do adolescente. A iniciativa é um passo importante do curso de Educação Permanente, oferecido pela Secretaria Adjunta de Ensino Superior através da Universidade Livre.

Cada instituição pôde trazer suas experiências particulares na vivência com esses jovens para enriquecer a rede com experiências particularidades e peculiaridades, trazendo os desafios nesse campo de cuidado. Mediado pelo professor Paulo de Tarso, o encontro contou com 25 integrantes que já estruturaram ações para o fortalecimento dessa rede de acolhimento. O próximo encontro está marcado para novembro.

Um dos grandes desafios para a Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente é a construção do trabalho em rede interinstitucional. Esse é o desafio que vem sendo realizado pela Secretaria Adjunta de Ensino Superior, através da Universidade Livre e do Laboratório de Emoções, Afetos, Sociedade & Subjetividades, em parceria interinstitucional com o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Macaé, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé, o Ministério Púbico - 1ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Macaé, a Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro e o Comitê Participativo Intermunicipal dos Conselheiros Tutelares instituído pela Portaria Municipal de nº 12/2022.

Fotos Relacionadas