Saúde promove Cevas Itinerante em Boa Alegria

09/05/2024 12:25:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Ana Chaffin - Arquivo

Ação acontece no próximo dia 15 de maio

A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) da Secretaria de Saúde, realiza mais uma edição do 'Cevas Itinerante', desta vez na localidade de Boa Alegria, na região serrana. A iniciativa, que acontece no dia 15 de maio, tem o objetivo de combater o Aedes aegypti, os roedores e o caramujo africano. Durante o evento, haverá um mutirão em visita domiciliar para identificar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A equipe também irá oferecer os serviços de vacinação antirrábica e cadastramento para castração de animais. Os agentes de endemias irão realizar o bloqueio de casos positivos, com visitas domiciliares para tratamento e eliminação de depósitos que possam acumular água. Também será feita a colocação de telas em caixas d'água para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

No combate aos roedores, a equipe do Cevas Itinerante estará atenta aos possíveis locais de abrigo desses animais e tomará as medidas necessárias para controle. Ainda será feito um trabalho específico para o controle do caramujo africano, visando minimizar os riscos que a presença desse animal pode trazer para a saúde dos moradores.

Cuidados - A orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis, entre outros. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.

Solicitações e denúncias
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.